Oficinas pedagógicas

 

É fundamental que a equipe pedagógica tenha constante treinamento e oportunidade de trocas de conhecimento. Uma boa prática de sala de aula, deve estar bem embasada na teoria. O educador deve saber o porquê das decisões que toma em sala de aula.

O English Factor oferece treinamentos para auxiliar na qualificação pedagógica.

 

Os treinamentos podem ser contratados em três modalidades: 

  • Material com guia de aplicação e handouts  para aplicação com instrutor da escolha da instituição;
  • Material com guia de aplicação, handouts e podcasts para aplicação com instrutor da escolha da instituição;
  • Contratação da aplicação pelo próprio English Factor – Isso pode ser feito presencial ou virtualmente em tempo real.

 

Escolha aqueles que são importantes para você. Os módulos numerados são melhores aproveitados se sequenciados. Os outros são independentes.

 

Module 1 – What is Language? What is a Lesson? Which Learning Theories do You Know?  – O que é língua? Como se as pessoas aprendem? Como essas noções impactam na sala de aula. Esta oficina leva a essa reflexão e foca ns  teoria de aprendizagem do sócio interacionismo.

Module 2 – Language Approaches and Methods – Let’s Focus on The Communicative Approach – Esta oficina  faz uma caminhada breve através das diferentes abordagens no ensino de línguas e foca na Abordagem Comunicativa.

Module 3 – Task-Based Learning – Esta oficina trata da diferença de exercício e tarefa e aprofunda um pouco a discussão sobre o aprendizado baseado em tarefas.

Module 4 – Steps Within a Task – Esta oficina aprofunda um pouco mais o trabalhar com Tarefas.

Module 5 – The Framework For Theory into Practice – Uma ferramenta para ajudar a colocar as teorias que estudamos em prática.

Module 6 – Grouping and Dealing with TTT and STT . Hands On: Analyzing Classes and Lesson Plans Esta oficina mostra como é importante os alunos trabalharem de forma colaborativa com a aula centrada na aprendizagem. Trata também de como aumentar o tempo de fala dos alunos e torná-los mais autônomos e colaborativos.  Análise de planos de aulas, de transcrições e construções de planos de aula  são feitas dentro das etapas de uma tarefa.

Module 7- Working with Reading Skills – Como e porquê desenvolver habilidade de compreensão escrita

Module 8 – Working with Listening Skills – Como e porquê desenvolver habilidade de compreensão oral

Module 9 – Working with Writing Skills – Como e porquê desenvolver habilidade de produção escrita

Module 10 – The Unit as a Big Task – Esta oficina  ajuda o professor a analisar os materiais didáticos que usa para entender melhor os princípios nos quais se baseiam e assim fazer um melhor uso dos materiais. (Para esta oficina a escola pode optar por disponibilizar o seu material para o consultor do English Factor para que uma análise seja previamente feita e só então seguida de uma oficina com os professores. Caso contrário,  pode ser feita uma versão simplificada da oficina com parâmetros para a própria escola fazer a análise).

 

Module – Formative Assessment – A Continuous Process – Esta oficina discute a importância de avaliar os alunos de forma contínua e de como usar a avaliação para ajudar no desenvolvimento dos alunos. Dicas sobre como se organizar melhor para acompanhar as avaliações serão realizadas. 

Module- Tips To Correct Students’ Writing under a Formative and Orienting View – Esta oficina discute a avaliação formativa e alguns critérios que os professores podem usar para avaliar os alunos enquanto os orientam. 

Module Working with Kids – Understanding the Age Groups – Esta oficina discute as diferentes características de cada faixa etária (de 3 a 10) e de como conhecer tais características ajuda os professores a planejar suas aulas, aproveitando ao máximo o material adotado pela escola. (Para esta oficina a escola pode optar por disponibilizar o seu material para o consultor do English Factor para que uma análise seja previamente feita e só então seguida de uma oficina com os professores. Caso contrário,  pode ser feita uma versão simplificada da oficina com parâmetros para a própria escola fazer a análise).

Module Working with Kids – Establishing Routines – Esta oficina discute a importância de estabelecer rotinas com as crianças e mostra algumas dicas de como fazer isso.

Working with Puppets and Stories – Esta oficina trata da importância do fantoche para a criança e mostra algumas técnicas de uso de fantoches em sala de aula.

Working with Interactive Storytelling – Esta oficina discute a importância da contação de histórias para crianças e mostra algumas técnicas sobre como contar histórias em sala de aula.

Module Dealing with Teenagers – Esta oficina discute as características dos adolescentes e mostra algumas ideias sobre como trabalhar com tal faixa etária.

Module – Dealing with Intermediate and Advanced Students –  Esta oficina trata de como os professores podem exigir mais desses alunos e promover a aprendizagem real em aulas de nível mais avançado.

Module Role Play: How It Can Be Optimized in Class!– Esta oficina discute a importância do uso de simulações e mostra algumas etapas que devem ser consideradas para gerar mais resultados: a apresentação, o desempenho e o fechamento da atividade.

Module – Working with Grammar in a Communicative Way – Esta oficina mostra como trabalhar gramática de maneira comunicativa. 

Module – Getting Instructions Across – Esta oficina discute e mostra como os professores podem transformar as instruções em algo mais fácil para os alunos.

Module – Classroom Management – Esta oficina trata das etapas para promover uma melhor gestão de sala de aula organizando a sala, desenvolvendo regras, rotinas e procedimentos.

Module – A Matter of Discipline or Motivation? –  Esta oficina discute algumas das razões pelas quais os alunos não participam mais efetivamente da aula.

Module – Learning Styles – Esta oficina discute os diferentes estilos de aprendizagem e mostra algumas idéias sobre como preparar aulas que os desenvolvam.

Module – The Role of Games – Essa oficina mostra por que jogar é importante e dá alguns exemplos de atividades e jogos para diminuir o tempo de fala dos professores e aumentar o tempo de fala dos alunos.  

Module – Digital Technology in Class – Esta oficina discute sobre a necessidade de aulas interativas e mostra como usar o quadro interativo e outras ferramentas digitais de forma comunicativa.

 

Valores 2018 variam de acordo com a oficina escolhida e modalidade. Alguns a partir de R$ 50,00.

Clique aqui para preencher o levantamento das suas necessidades como professor  

Fale conosco para mais informações

Oficinas pedagógicas
Tagged on:                                                                                                                                         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *