Este blog post explora a importância de definir expectativas, fornece exemplos de como discutir regras com os alunos e oferece estratégias envolventes para tornar o processo interativo e memorável.
Por que Definir Expectativas é Importante
Estabelecer regras no primeiro dia define o tom para todo o período letivo. Isso ajuda a prevenir mal-entendidos e promove uma cultura de aprendizado positiva. Regras claras garantem que os alunos saibam o que é esperado, promovendo respeito mútuo, pontualidade, participação ativa e comunicação eficaz.
Discutir essas regras abertamente com os alunos incentiva a responsabilidade e permite que eles assumam o compromisso de seu próprio comportamento, criando uma atmosfera colaborativa. Como professor, seu papel é guiar essas discussões e tornar as expectativas acessíveis e envolventes para todas as idades.
Como Discutir Regras de Sala de Aula com os Alunos
Aqui estão alguns exemplos práticos para orientar suas discussões:
- Pontualidade
- Diga: “Our class starts at 6 o’clock. Can I come at 6:05? No, right? I have to be punctual, and so do you! Punctuality helps us all stay on track. Let’s agree to respect the class schedule together.”
- Materiais
- Diga: “What do I need to bring to class? I have to bring my books and materials. What about you? Have you brought your materials today? Let’s check—do you have your pencil case, books, and notebook?”
- Participação
- Diga: “Can I sit down and stay quiet? No, I have to teach and give instructions. And you? Can you stay quiet? No, you need to speak English in class! But first, you must listen to instructions carefully.”
- Uso do Idioma na Sala
- Diga: “What language should we use in class? English or Portuguese?”
- Se os alunos sugerirem ambos, responda: “You’re here to learn English, so we will mostly use English. I’ll help you understand with gestures, pictures, and examples.”
- Diga: “What language should we use in class? English or Portuguese?”
- Compreensão de Instruções
- Demonstre: “For example, if I say: ‘Stand up and open your book to page 5,’ without gestures, it may be hard to understand.”
- Repita a frase mais devagar e adicione gestos para mostrar aos alunos que eles podem entender melhor com contexto e atenção.
- Encoraje-os: “You don’t need to understand every word—just the idea!”
- Demonstre: “For example, if I say: ‘Stand up and open your book to page 5,’ without gestures, it may be hard to understand.”
- Linguagem de Sala de Aula
- Explique o pôster de linguagem de sala de aula que você deve ter na parede:
- “If you don’t understand a word, what can you ask me? ‘How do you say that in Portuguese, teacher?’ Let’s practice this!”
- Aborde outras frases úteis, como:
- “How do you spell that?”
- “Can I go to the toilet, please?”
- Use gestos e incentive a repetição.
- Explique o pôster de linguagem de sala de aula que você deve ter na parede:
- Discussão sobre Lição de Casa
- Diga: “What about homework? Should I assign homework?”
- Os alunos podem dizer que não, mas você deve encorajá-los a refletir sobre a importância. Diga: “When we learn a language, we have to speak and write. What do you prefer to do in class? Speaking, right?”
- Explique: “Most of our activities in class will focus on speaking English. However, for that to happen, it is extremely important that you practice writing at home. So, you need to do your homework. It won’t be much—it will always be just a little bit at a time.”
- Diga: “What about homework? Should I assign homework?”
Atividades Envolventes para Reforçar Regras
- Criar um Pôster de Regras da Sala
- Envolva os alunos na criação de um pôster visual com as regras acordadas. Forneça materiais como marcadores e papel e deixe-os desenhar ou escrever as regras. Ao final, todos assinam o pôster para simbolizar seu compromisso.
- Pôster de Linguagem de Sala de Aula
- Inclua duas seções: “You and Your Teacher” e “You and Your Colleague.” Exemplos:
- You and Your Teacher:
- “Excuse me, can I drink some water?”
- “Can I go to the toilet, please?”
- “What’s the meaning of ________?”
- “How do you say ______ in English?”
- “How do you spell ____________?”
- “Can you repeat that, please?”
- “I (don’t) understand!”
- You and Your Colleague:
- “It’s my/your turn. Go!”
- “I (don’t) know it!”
- “Yes! I’m winning!”
- “Oh, no! I’m losing!”
- “It’s a tie!”
- You and Your Teacher:
- Reforce a importância de usar a linguagem da sala durante atividades, jogos e interações diárias.
- Inclua duas seções: “You and Your Teacher” e “You and Your Colleague.” Exemplos:
- Atenção e Transições
- Use frases simples ou cantos para sinalizar transições e captar a atenção dos alunos. Exemplos:
- Attention Grabbers:
- “Look at me, 1, 2, 3.”
- “Listen everyone, 3, 2, 1.”
- Transition Markers:
- Para terminar uma atividade: “Let’s stop, hands on top.”
- Para começar um jogo: “I’m happy today, let’s play.”
- Para iniciar uma atividade manual: “Okay my friends, let’s use our hands.”
- Attention Grabbers:
- Use frases simples ou cantos para sinalizar transições e captar a atenção dos alunos. Exemplos:
Contação de Histórias Interativa com David Goes to School de David Shannon
- Assista à história online (https://youtu.be/bQES_F6c7c8), pausando de vez em quando, e peça aos alunos que ajudem a contar a história repetindo trechos como: “No David,” “No yelling,” “No pushing,” etc. Deixe que os alunos compartilhem suas ideias sobre a história e discutam como o comportamento de David se conecta às regras da sala.
Conclusão
Definir expectativas no primeiro dia é um passo essencial para construir um ambiente de sala de aula positivo. Ao envolver os alunos nas discussões, criar materiais visuais e incorporar atividades interativas, você garante que eles entendam e adotem as regras.
Para mais dicas sobre atividades do primeiro dia, confira nosso blog Bem-vindos à Aula: Atividades e Dicas para o Primeiro Dia com Novos Alunos
Essas estratégias ajudarão você a estabelecer uma base sólida para um ano letivo de sucesso.