Seja com todos os alunos novos, apenas o professor novo, ou somente um ou dois alunos recém-chegados, é essencial estabelecer uma atmosfera inclusiva onde todos se sintam à vontade.
Dicas Gerais
Aqui estão algumas atividades para o primeiro dia, com o objetivo de incentivar os alunos a interagir e se conhecerem melhor:
- Prepare um slide com imagens e vocabulário-chave para apoiar os alunos. Isso oferece suporte visual e contexto, facilitando a compreensão da atividade.
- Inclua imagens relacionadas a hobbies, perguntas comuns ou itens da sala de aula para inspirar os alunos e tornar as tarefas mais envolventes, especialmente para os aprendizes visuais.
As atividades a seguir incluem interações em grupo aberto e dinâmicas que promovem a socialização entre os alunos. Em atividades que envolvem interação entre pares, é importante incluir um momento de compartilhamento com toda a turma, para que curiosidades descobertas sejam divididas e todos se conectem.
Atividades de Interação Aberta
1. Names with Gestures
- Apresente-se com seu nome e um gesto: “Hello, my name is [Your Name],” seguido de uma ação única.
- Incentive os alunos a dizer: “Hello, [your name], nice to meet you,” enquanto imitam o gesto que você fez.
- Role uma bola para um aluno, pedindo que ele diga o próprio nome e faça um gesto.
- A turma repete: “Hello, [Name], nice to meet you,” imitando o gesto.
- O aluno então rola a bola para outra pessoa, continuando o mesmo processo.
Objetivo: Aprender os nomes dos colegas de maneira interativa.
2. The Name Chain Game
- Comece dizendo: “My name is [Your Name], and I like [hobby].”
- O próximo aluno repete seu nome e hobby, acrescentando o próprio.
- Continue ao redor do círculo, criando uma cadeia de memória.
Objetivo: Praticar memória e habilidades de escuta.
3. Question Ball
- Escreva perguntas em tiras de papel anexadas a uma bola ou faça uma bola embrulhada com uma pergunta em cada camada.
- Os alunos jogam a bola uns para os outros, escolhem ou desdobram uma pergunta e respondem.
Objetivo: Incentivar os alunos a compartilhar fatos sobre si mesmos de forma interativa.
4. Rolling the Ball
- Peça aos alunos que apresentem um amigo dizendo o nome dele e algo sobre ele (gostos, desgostos ou habilidades). Se não souberem, podem inventar, e o amigo corrigirá.
- Use slides com imagens e vocabulário-chave, se necessário.
Objetivo: Estimular a interação entre colegas e apresentar amigos ao professor.
5. Spinning Bottle
- Gire uma garrafa no centro da sala. O aluno para quem a garrafa apontar responde a uma pergunta pré-preparada ou completa uma frase, como “My favorite hobby is…” ou “I love to eat…”.
Objetivo: Promover uma atmosfera descontraída para novas apresentações.
6. Personal Information Bingo
- Mostre um slide com uma tabela de 3×3 para os alunos copiarem no caderno. Eles devem numerar os espaços de 1 a 15 em qualquer ordem.
- Exiba uma lista de perguntas numeradas correspondentes aos números escolhidos.
- Mostre um slide e peça aos alunos que copiem a tabela em seus cadernos com 9 espaços (3 colunas e 3 linhas). Os espaços devem ser grandes o suficiente para que possam escrever neles mais tarde. Peça para usarem a página inteira. Em seguida, peça que coloquem um número (1–15) no canto de cada espaço, na ordem que quiserem. Mostre um exemplo.
- Assim que terminarem, mostre um slide com uma lista de perguntas numeradas. Explique que essas perguntas correspondem aos números que eles escolheram. Por exemplo, se escolheram o número 1, devem escrever a resposta da pergunta 1 no espaço correspondente. Mostre exemplos de como responder e deixe-os trabalhar em silêncio enquanto você caminha pela sala, ajudando conforme necessário.
- Exemplos de perguntas para os slides (estas perguntas podem ser adaptadas ao nível dos alunos):
- Are you new in this class?
- How old are you?
- Where are you from?
- Who do you live with?
- Where do you live?
- Have you got any brothers and sisters?
- Have you got any pets?
- Tell us about something you can do very well.
- Tell us about something you can’t do at all.
- What’s your favorite game?
- What sports do you like?
- What food do you like?
- What do you like to drink?
- What don’t you like to eat?
- What don’t you like to drink?
- No mesmo slide, mostre exemplos de respostas possíveis: Yes, I’m new here./No, I’m not new.
- I’m … years old.
- I’m from…
- I live with my…
- I live in…
- I’ve got…
- I’ve got…/No, I haven’t got any pets.
- I can… very well.
- I can’t…
- My favorite game is…/I love (playing)…
- I like…
- I love (eating)…
- My favorite drink is…
- I hate (eating)…
- I don’t like (drinking)…
- Diga a eles que irão jogar um jogo de bingo. O vencedor é o primeiro a marcar três espaços em uma linha ou coluna.
- Peça a um aluno para sortear um número de um saco plástico contendo papéis numerados de 1 a 15.
- O aluno sorteia o papel em segredo, olha para o quadro e faz a pergunta correspondente.
- Os alunos que tiverem aquele número devem levantar as mãos e responder alternadamente.
- Se ninguém tiver o número, continue e peça a outro aluno para sortear um novo número.
- Continue até que um aluno diga “Bingo!”
Objetivo: Engajar os alunos enquanto aprendem sobre os colegas.
Atividades de Interação Fechada
7. Introduction Bingo
- Crie uma cartela de bingo com características, como “Someone who likes pizza” ou “Someone who has a pet.”
- Os alunos perguntam aos colegas para encontrar alguém que corresponda a cada descrição.
Objetivo: Promover interações rápidas e descobrir interesses em comum.
8. Find Someone Who…
- Forneça uma folha com frases como “Find someone who plays a musical instrument” ou “Find someone who has traveled abroad.”
- Os alunos circulam pela sala, anotando os nomes de colegas que correspondem às descrições.
Objetivo: Estimular atividades de socialização e descobrir semelhanças entre os alunos.
9. Human Bingo
- Semelhante ao “Find Someone Who…,” mas os próprios alunos criam suas cartelas com características ou fatos compartilhados por colegas.
Objetivo: Reforçar a memória e incentivar interações.
10. Hobby Match-Up
- Prepare cartões com hobbies ou atividades, como “playing soccer,” “reading books,” ou “listening to music.”
- Distribua um cartão para cada aluno e peça que encontrem outros com o mesmo hobby.
Objetivo: Destacar interesses comuns no primeiro dia.
11. Picture Charades
- Forneça imagens de atividades, hobbies ou alimentos.
- Os alunos escolhem um cartão, imitam a ação, e o grupo tenta adivinhar. Depois, o aluno se apresenta: “I’m [Name], and I like [the activity].”
Objetivo: Combinar diversão com prática oral.
12. Speed Friend Introductions / Hot Seat
- Organize os alunos em duas fileiras, uma de frente para a outra. Cada par tem 30 segundos para compartilhar seu nome e uma atividade favorita antes de trocar de parceiro.
- Incentive frases como: “Hi, my name is [Name], and I like [Activity].”
Objetivo: Garantir que todos participem ativamente em um ambiente descontraído.
13. Two Truths and a Wish
- Peça aos alunos que compartilhem duas verdades sobre si mesmos e um desejo, como: “I play basketball, I love pizza, and I want to learn to swim.”
- A turma tenta adivinhar qual é o desejo.
Objetivo: Engajar os alunos e despertar curiosidade.
14. Guess Who?
- Os alunos escrevem um fato curioso sobre si mesmos em um pedaço de papel. O professor lê em voz alta, e a turma tenta adivinhar quem é.
Objetivo: Construir senso de comunidade e curiosidade.
15. Classmate Interviews
- Forme pares de alunos e forneça perguntas simples, como: “What’s your favorite color?” ou “Do you have siblings?” Depois, cada aluno apresenta o parceiro à turma.
Objetivo: Desenvolver habilidades conversacionais.
Atividades Criativas
16. Dream Map
- Peça aos alunos que desenhem ou escrevam sobre um objetivo ou sonho que tenham para o futuro.
- Depois, compartilhem com a turma.
Objetivo: Estimular a criatividade e a troca de ideias.
17. My Passport
- Forneça um modelo de “passaporte” para os alunos preencherem com nome, um lugar que gostariam de visitar e um fato curioso.
- Os passaportes prontos podem ser compartilhados com a turma.
Objetivo: Apresentar-se enquanto praticam vocabulário básico.
18. Favorite Things Poster
- Os alunos criam um pequeno pôster com seus itens favoritos, como comidas, hobbies ou filmes, e apresentam à turma.
Objetivo: Praticar a fala e aumentar a confiança.
Ao implementar essas atividades divertidas e engajantes, você criará uma atmosfera positiva e acolhedora para seus novos alunos. Lembre-se, o primeiro dia de aula define o tom para todo o período, então aproveite ao máximo! Para mais dicas sobre como estabelecer expectativas eficazes na sala de aula, não deixe de conferir nosso próximo blog sobre Como Estabelecer Expectativas na Sala de Aula. Boas aulas!